segunda-feira, 14 de junho de 2010

RAÇÃO HUMANA

O QUE É?
A ração humana é composta por diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra. Aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo. Rica em carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais antioxidantes, fibras e compostos funcionais que previnem doenças.
COMPOSIÇÃO
Aveia em flocos e Gérmen em pó: possui fibras solúveis (pectina e hemicelulose), que mantém a regulação intestinal e reduzem a taxa de colesterol e LDL (SANTIAGO, 2008).

Gergelim com casca: contém zinco, ativa imunidade contra as células cancerosas. Rica em vitaminas A, cálcio e proteínas (FEDRMANN, 2006 apud LUPATINI, 2006).

Agar-Agar ou gelatina sem sabor: principal fonte de colágeno, substância que tem como função impedir a deformação dos tcidosque fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões (LUPATINI, 2006).
Linhaça Marron: Possuem substâncias lignanas, que reduz a probabilidade de câncer induzido por hormônios estrogênico (SANTIAGO, 2008).
Guaraná em pó: melhora a disposição física, pois contém cafeína, que tem a capacidade de aumento do sentido de alerta e diminui a fadiga, com a melhora no desempenho de atividades que requiram maior atenção (TFOUNI et al., 2007).
Farelo de Trigo: representa uma importante fonte de Carboidrato, sendo fibra solúvel, que traz benefícios para o trânsito intestinal (GUTKSKI e PEDÓ, 2000).
Farinha de soja desengordurada: contém isoflavona, que ajuda na prevenção dos sintomas da menopausa (NAHAS et al., 2003).
CUIDADOS QUE SE DEVE TOMAR!!!
Quem tem alergia à linhaça ou síndrome do intestino irritável pode sofrer com efeitos colaterais ; como dor de cabeça e o aumento das idas ao banheiro (VANINE, 2010);
É necessário beber muita água para evitar o endurecimento das fezes (ao menos cinco copos médiospor dia) (VANINE, 2010);
Uma pessoa saudável que come normalmente todos os tipos de alimentos não precisaria de nenhum outro suplemento (FISBERG, 2010);
A ração humana deve ser consumida como um complemento, adicionado nas saladas, iogurtes e frutas, mas nunca em substituição das refeições (VANINE, 2010).
CURIOSIDADES
Valor calórico em cada 100g:
Açúcar mascavo: 356 Kcal
Gérmen em pó: 363 Kcal
Linhaça Marron: 495 Kcal
Aveia em flocos: 394 Kcal
Levedo de cerveja: 269 Kcal
Gerlim com casca: 584 Kcal
Elaborado pelos alunos do sétimo semestre do Curso de Nutrição: Aline Giunco, Elaine Maceda e Juliana Vedovato. Professora: Leticia Rosa E. Santo de Freitas.
Postado pela acadêmica de Nutrição: Renata C. Guccione.


Nenhum comentário: