domingo, 13 de junho de 2010

Nutrição desenvolve atividades em alusão ao Dia do Meio Ambiente

O combate ao desperdício de alimentos, a degradação de embalagens alimentícias, uso racional da água e o uso de produtos orgânicos e hidropônicos fizeram parte das atividades de esclarecimento a população promovida pelo curso de Nutrição da UNIGRAN. As ações de orientação foram realizadas na Praça Antônio João, nesta quarta-feira, e contou com a participação de professores e acadêmicos do 7º semestre.

As atividades foram desenvolvidas em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Os estudantes levaram à praça mostras de produtos confeccionados nas aulas de estágio na UNIGRAN, a exemplo do aproveitamento integral de alimentos. Os visitantes puderam conhecer diferentes receitas preparadas com a sobra, que maioria das vezes é jogada no lixo.

De acordo com a professora Andréa Ribeiro Luz Chamaa, a falta de conhecimento da população sobre os potenciais nutritivos dos alimentos e a falta de aproveitamento de muitos deles ocasiona o desperdício de recursos alimentares. “O desperdício é um sério problema a ser resolvido na produção e distribuição de alimentos. É preciso aproveitar melhor o que compramos”, diz a professora.

O aproveitamento de sobras é recomendado pela nutricionista, desde que mantidas em condições seguras até o preparo. Na praça eles levaram panfletos com diferentes receitas de aproveitamento integral. Entre elas destacavam-se o docinho de abacaxi com côco, bolo de bagaço de milho verde, assado com sobras limpas de purê de legumes ou do próprio purê, assado de cascas de chuchu e bife da casca de bananas.

O uso racional da água também foi destacado pelos acadêmicos. Eles apresentaram aos visitantes opções de utilização da água da chuva, por meio da instalação de cisternas. A UNIGRAN adota esse reaproveitamento ecológico, que é destinado para a lavagem de pátios, descarga sanitária e aguagem de jardins. Projetos para a instalação de cisternas em casas e empresas foram mostrados pelos alunos.

Todas as orientações foram dadas como objetivo de alertar sobre a importância da preservação do meio ambiente, de forma a garantir bem-estar e qualidade de vida a população. Com plásticos de embalagem, a exemplo de garrafa pet, os alunos frisaram que, para se decompor, leva mais de 100 anos. Ainda alertaram sobre a reciclagem de materiais como o vidro, alumínio, papelão, embalagem Longa Vida.

Georges Raphael Borges, estudante do 7º semestre, avalia que a preservação do meio ambiente é uma tarefa que todos os dias deve ser praticada com responsabilidade. Levar informação a sociedade é para ele uma forma de compartilhar conhecimentos. “Tudo o que aprendemos na faculdade é de suma importância dividir com a população em geral e não somente com o seleto público que procura os nutricionistas nas clínicas”, diz o estudante, avaliando que as ações visavam à promoção da qualidade de vida da sociedade. (FV)
(DECOM-Unigran)

Nenhum comentário: