domingo, 13 de junho de 2010

História e notícias do núcleo de nutrição


História do núcleo de Nutrição

O Núcleo de Nutrição iniciou suas atividades em junho de 2005 proporcionando aos alunos o contato com a prática profissional, promovendo alimentação saudável através do atendimento à comunidade.

Os atendimentos são realizados no centro de Dourados em prédio próprio, com ampla estrutura e equipamentos e software que permitem avaliação nutricional completa dos pacientes, e adequada orientação nutricional.

A UNIGRAN presta serviço à comunidade por meio do Núcleo de Nutrição que contempla atividades de extensão de acompanhamento à gestantes, educação nutricional para crianças e atendimentos especiais à pacientes com neoplasia e transplantados renais.

Os atendimentos individuais merecem destaque nos serviços prestados e são realizados pelos alunos do 7º e 8º semestres como parte do Estágio Supervisionado de Nutrição Clínica sob a supervisão de uma professora nutricionista.

Foram atendidas entre junho de 2005 à dezembro de 2007 aproximadamente 1063 pessoas, totalizando 2724 atendimentos.

(DECOM-Unigran)


Notícias




Núcleo de nutrição oferece tratamento eficaz à comunidade
Nos últimos seis anos o Núcleo de Nutrição tem atendido a comunidade e também alunos e funcionários da UNIGRAN. Os tratamentos de reeducação alimentar e específicos para pacientes com doenças como diabetes, hipertensão, doenças renais e cardíacas são realizados sem custo para os frequentadores do Núcleo. Os pacientes que necessitam de um programa nutricional são primeiramente encaminhados para o Núcleo de Serviço Social, onde agendam as consultas e os horários para o tratamento. Depois disso, eles são atendidos pelos estagiários do curso de Nutrição da UNIGRAN que, acompanhados pelos professores, fazem o levantamento dos dados do paciente e do motivo que o levou a buscar o tratamento. A coordenadora do Núcleo de Nutrição, Mariane Moreira Ramiro, conta que o primeiro passo é conhecer bem esse paciente, principalmente seus hábitos alimentares. “A realização desse primeiro contato é fundamental, pois, assim fica mais fácil ver qual será o tipo de tratamento mais adequado para, em seguida, montarmos um cardápio específico para essa pessoa”, explica. Segundo a nutricionista, logo que o cardápio é escolhido, o paciente pode ter acesso a uma alimentação saudável baseada na pirâmide alimentar, uma forma de organizar os alimentos levando em consideração o seu papel na quantidade de calorias necessárias à alimentação saudável e controlada. Maria Aparecida da Costa é paciente desde 2008 e conta que nunca imaginou fazer um tratamento nutricional para controlar seu problema. “Uma amiga me indicou e, logo que comecei fazer o tratamento, o resultado foi bastante imediato. Eu não podia nem trabalhar por conta da minha pressão que sempre estava alta” diz, comemorando o fato de já ter voltado à vida ativa. Já Carlos Ronaldo da Costa Filho buscou tratamento para emagrecimento. “Estava com 107 kg, e já perdi 7 kg em dois meses. Estou muito satisfeito, recomendo a todos que precisam”, diz ele. O Núcleo de Nutrição, além de ajudar pessoas que não têm condições financeiras para um atendimento particular, auxilia os alunos que estão no último ano do curso a adquirirem experiência na profissão. Informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-4214. (AF/CM)
(DECOM-Unigran)

Nenhum comentário: