domingo, 13 de junho de 2010

Para recordar e matar a saudade de 2009!

Alunos de Nutrição fazem mostra de promoção da saúde
Informação com sabor e diversão – fazendo mostra, acadêmicos aprendem a ensinar que alimentação correta significa melhor qualidade de vida. Alunos do primeiro ano do curso de Nutrição se dedicaram a informar o público da UNIGRAN, nesta terça-feira e ontem, acerca de hábitos alimentares adequados para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. A mostra, alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de Outubro, teve como temas a hipertensão arterial, o diabetes, o aleitamento, a pirâmide alimentar, o aproveitamento de alimentos e a anemia. “A má alimentação é a principal causa de diversas doenças”, diz Francielle Jacques Barbosa, 20. A aluna e seu grupo montaram uma banca com alimentos enlatados e frutas frescas. “Nós estamos falando sobre hipertensão arterial, o que deve ser evitado, os alimentos que devem ser consumidos, a partir desses eventos é mais fácil levar promoção de saúde à população”, disse Lucimara dos Santos Mariano, 35. Além da informação e da degustação, a interação foi uma estratégia usada para destacar a importância da alimentação equilibrada. Aqui, a pirâmide alimentar virou um jogo da memória para checar a noção de proporção que o jogador tem do consumo de carboidratos, gorduras, doces, carnes, legumes, frutas e verduras. Os poucos que acertaram na montagem da pirâmide mereceram festa dos alunos. “É difícil alguém acertar e quem consegue, a gente aplaude, faz alguma coisa; a intenção do grupo é fazer com que a pessoa aprenda com seu erro; e, a partir do que ela montar, a gente explica que tudo é importante para nossa alimentação, só que na quantidade correta”, disse a aluna Juliana Pagliarini, 18. Saúde Pública A professora Rita de Cássia Dorácio Mendes explicou que a atividade está vinculada à disciplina de Saúde Pública, cujo enfoque é o desenvolvimento de habilidades do profissional de nutrição na promoção da saúde geral da população. Ela disse que, adiante no curso, os alunos têm outra disciplina, Saúde Pública em Nutrição, que é específica nos estudos sobre promoção da saúde e prevenção de doenças. “Ter uma alimentação saudável no dia a dia, consumir fibras, consumir carnes magras, priorizar mais os alimentos naturais, não comer alimentos industrializados, tudo isso é promoção, um estilo de vida que eu vou ter sempre; agora, aquele indivíduo que está com colesterol alto, o que ele vai ter de fazer? Ele vai ter que retirar alguns alimentos; então, essa retirada, essa proibição é a prevenção”, explicou a professora.
(DECOM-Unigran)


Acadêmicos de Nutrição visitam indústria de lacticínios

Acadêmicos do sexto semestre de Nutrição da UNIGRAN fizeram uma visita técnica à fábrica Camby. A empresa pasteuriza leite e produz derivados lácteos, como requeijão e queijo. A visita técnica faz parte da disciplina de Tecnologia de Alimentos, ministrada pela professora Márcia Crestani Bin.

A professora diz que a tecnologia de produtos lácteos é apenas parte do conteúdo visto pelos alunos na disciplina e que o conhecimento da produção nas empresas é muito importante. Os acadêmicos foram recebidos pela técnica do Ministério da Agricultura e responsável pela inspeção federal, Creilda Santos Alves que falou sobre a Camby.

“Temos muita preocupação com a qualidade dos nossos produtos e por isso a empresa investiu e vem investindo em melhoras estruturais e de processo que garantam a qualidade do produto que chega ao consumidor”, disse.

A acadêmica Marielly Quinhones avalia a importância da visita, uma verdadeira aula complementar de campo.
“Foi muito interessante, a tecnologia de lácteos era um conteúdo que já tínhamos tido até em provas e ver como
funciona é muito bacana”, afirmou. (MC)

(DECOM-Unigran)


Acadêmica de Nutrição ministra palestra em escola de Itaporã


A acadêmica Macksuelle Regina Angst, do curso de Nutrição da UNIGRAN, retornou a escola onde estudara na adolescência, para ministrar palestra sobre a alimentação escolar aos estudantes O convite de levar aos alunos parte do conhecimento adquirido na faculdade veio da própria escola, que sentiu a necessidade de trabalhar a reeducação alimentar dos estudantes. A palestra foi feita na Escola Estadual Rodrigues Alves, em Itaporã, com os alunos do 6º do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.Palestras relacionadas à nutrição são desenvolvidas pelos acadêmicos em diferentes escolas, empresas e instituições durante todo o ano. Trata-se de um projeto de extensão sob a orientação dos professores. Macksuelle foi acompanhada da professora Rita Mendes, coordenadora do curso de Nutrição da UNIGRAN. Macksuelle falou sobre a legislação e o Programa Nacional da Alimentação Escolar, que tem por objetivo atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.Para esclarecer os diferentes tipos de alimentos e seus hábitos, a acadêmica apresentou a Pirâmide de Alimentação Equilibrada, método utilizado pelos nutricionistas que divide cada tipo de alimento de acordo com a necessidade bruta de cada organismo. Cada divisão da pirâmide compõe o nível de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, fibras, minerais e água, ingeridas através dos alimentos. A proposta de levar a palestra na escola, segundo a professora Rita Mendes, tem como objetivo despertar a atenção quanto ao habito alimentar. “Uma palestra não faz ninguém mudar seus hábitos, mais é uma forma de alertarmos a população que uma alimentação errada pode trazer prejuízos a saúde”, disse a professora. As palestras são desenvolvidas de forma contínua, como proposta de reeducar a alimentação.De ex-aluna da Escola Rodrigues Alves a palestrante, Macksuelle disse ter recebido o convite da palestra com muito entusiasmo. “É bom rever os antigos professores e poder partilhar as informações e os conhecimentos adquiridos na faculdade é muito importante no sentido de promover o bem estar da sociedade”, finaliza. (FV)
(DECOM-Unigran)






Nenhum comentário: