segunda-feira, 15 de junho de 2009

AMAMENTAÇÃO: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E AÇÕES PARA INCENTIVAR SUA PRÁTICA

A amamentação tem diversos benefícios como, proteção do bebê contra doenças crônicas tais como: obesidade, diabetes mellitus tipo I, doença de Crohn e linfoma. Contém leucócitos e outros fatores de proteção – lisozimas, lactoferrina, imunoglobulinas. Faz com que a mãe libere ocitocina. Esse hormônio reduz a ansiedade materna, aumenta sua tranqüilidade. Morrem a cada ano mais de dez milhões de crianças no mundo. A maioria delas de causas passíveis de prevenção, tais como diarréia, pneumonia e distúrbios neonatais. A amamentação exclusiva protege as crianças pequenas de evoluírem para quadros mais graves de infecção respiratória.
A mulher que amamenta tem o retorno ao peso mais precocemente. Apresenta menos sangramento uterino pós-parto (sendo assim menos anemia).
Existe um Código Internacional que tem como principal objetivo colaborar para o fornecimento de nutrição segura e apropriada aos lactentes. O Código aplica-se aos substitutos do leite materno, sejam eles fórmulas, leites ou alimentos complementares, a mamadeiras e bicos. Existem benefícios trabalhistas que asseguram direitos das mães. A participação da mulher-mãe tem aumentado no mercado de trabalho, e em quase todos os países do mundo o reconhecem, promovendo aquelas formalmente empregadas de benefícios trabalhistas. Mas são as mulheres no mercado informal, sem benefícios, a maior preocupação das autoridades de saúde. Desde 2001 se recomenda aos países que a licença-maternidade seja de 14 semanas, que ocorra pausas remuneradas para amamentação durante o trabalho, e que as empregadas informais também tenham o direito a benefícios.
Conhecimentos acumulados sobre a importância de amamentar, nos primeiros seis meses e seguir amamentando após a introdução de outros alimentos são sempre muito enfocados por campanhas do governo para que a população possa ser conscientizada dos benefícios tanta para mãe é principalmente o bebê.

__________
Alunas:
Crislayne Barbosa 191.462
Michele Kelly Bacchi 191.472
Sandra Coelho 191.475

Silmara Souza 191.466

Nenhum comentário: