sábado, 30 de agosto de 2008

Aleitamento Artificial


O Brasil possui alguns fatores que atingem a saúde pública, em relação ao aleitamento artificial (substituição do leite materno). Em algumas regiões do país o desmame precoce, acontece por volta do 1º ao 2 º mês do bebê, onde há uma grande associação com problemas socioeconômicos. Geralmente ocorre em mães jovens, pobres, com baixa escolaridade.
O primeiro estudo realizado em 1.981 pela UNICEF, Ministério da Saúde, Instituição Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN), onde relatos de mães, constaram-se na maioria dos casos de desmame, por falta de informações, insegurança e ansiedade. Mostrando que tais problemas ainda ocorrem diariamente, pois a divulgação de incentivo da amamentação materna ainda é pequena, mas nenhum programa social apóia o aleitamento artificial, que além de possuir alto custo, é realizado por famílias individualmente.
Dependendo do caso fica uma opção da mulher, ela pode ser respeitada, ou tolerada, já para uma mulher pobre, ela é responsabilizada pela sua ignorância sobre as técnicas de amamentação, pelo desmame precoce e pela desnutrição de seus filhos.

Alunas:
Mayara Arar
Paula França
Silmara Souza
Tamara Luna
Thaís Cintas

Fontes bibliográficas:
www.orientacoesmedicas.com.br/aleitamentoartificial
http://www.aleitamento.com/

Nenhum comentário: