domingo, 24 de agosto de 2008

Aleitamento Materno

O aleitamento materno artificial é um problema de Saúde Pública no Brasil. Quando a mãe não pode amamentar o seu filho, nos muitos casos tem a opção do leite artificial. Ao optar por esse alimento, está a escolher um produto não natural e que não é produzido de forma única e exclusiva para ele. O leite da mãe é muito importante, porque nele contém anticorpos e nutrientes para o desenvolvimento do bebê. Os leites artificiais são produtos de muita investigação e tecnologia desenvolvida pelas empresas que os produzem, mas ainda está muito longe de se poderem comparar ao leite humano, coisa que provavelmente nunca será possível. Muito do que o leite humano contém ainda é desconhecido, em suas propriedades e funções. O uso de chupetas pode intervir na amamentação, dar líquidos também não é correto, porque o leite materno ja tem água que sacia o bebê.
Para que a mãe amamente seu filho de forma correta, é necessário o auxílio de muitos profissionais que passaram informações corretas de como ter uma boa mamada tanto para a mãe quanto para o bebê. Hoje em dia a mãe pode recorrer ao Banco de Leite para ter esse auxílio profissional. O Banco de Leite conta com vários profissionais, como, enfermeiras, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, que estara ajudando essa mãe e tirando suas dúvidas. Os benefícios de amamentar corretamente são vários, tais como:
  • Proporcionar uma nutrição superior e um ótimo crescimento;
  • Protege contra infecções e alergias;
  • Favorece o vínculo afetivo e desenvolvimento.

O aleitamento materno artificial não é melhor alimento ao bebê, perturbando a relação privilegiada que se estabelece entre mãe e filho no ato de amamentar.

Postado pelas alunas: Crislayne, Débora, Lilian, Lays, Stefani e Kariny

Nenhum comentário: